Buscar
  • lioiecomodomkt

Refluxo Vesico-ureteral

▶️ Muitos pais conhecem o refluxo relacionado ao estômago, mas você sabia que também existe refluxo do xixi ?


▶️ A urina é produzida pelos rins, desce pelos ureteres até a bexiga, e não é para voltar por esse caminho. O xixi deve seguir da bexiga pela uretra para ser eliminado do corpo.


▶️ Quando esse xixi que já chegou na bexiga volta para o rim pelo ureter, chamamos de Refluxo Vesico-Ureteral.

Esse refluxo pode acontecer de um só lado ou dos 2 lados, e é classificado em 5 graus diferentes, sendo o grau I mais leve e o grau V o mais grave.


▶️ O medico suspeita que possa existir um refluxo do xixi em crianças que apresentam vários episódios de infecção de urina. A presença de dilatação do rim (hidronefrose) também levanta a suspeita de refluxo.


▶️ O refluxo pode ser congênito, quando a criança já nasce com ele, mas pode ter outras causas, como erros no funcionamento da bexiga ou obstrução do fluxo urinário à frente da bexiga. Existe uma possível relação genética com o refluxo vesico-ureteral, de tal modo que se os pais ou irmãos tiveram o problema a probabilidade de ocorrer nos filhos ou irmãos é maior.


▶️ A maioria dos casos de refluxo primário se resolve espontaneamente conforme o crescimento da criança, e a chance de resolução espontânea é maior quanto menor for o grau do refluxo.

Em alguns casos é necessário o uso de antibióticos ou até cirurgia.


▶️ A presença do refluxo aumenta o risco de infecção do rim , podendo causar cicatrizes no rim, pressão alta e perda da função. Por isso é importante fazer a investigação correta e manter o acompanhamento adequado. Procure um Urologista!!!

1 visualização0 comentário

Av. dos Autonomistas, 2435- Edíficio Mondial- sala 104 - Centro, Osasco - SP, 06090-020

  • Facebook ícone social
  • Instagram