top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

Drenagem Linfática na Gestação

💧A retenção de líquidos é um sintoma muito comum durante a gestação, principalmente no último trimestre ou nas últimas semanas desse período.


🤰🏻Apesar de ser comum o inchaço provocado pela retenção de líquido pode ser tornar muito desconfortável, especialmente somado ao tamanho da barriga, dificuldades para dormir e à ansiedade.


👩🏻‍⚕️A drenagem linfática manual pode ajudar muito nessa fase. Os principais benefícios são:


✔Melhora a nutrição celular e a oxigenação dos tecidos;

✔Estimula a circulação linfática e venosa;

✔Reduz a retenção de líquidos;

✔Diminui os inchaços típicos da gravidez, alivia tensões e reduz dores musculares;

✔Promove relaxamento muscular.


🤓A partir do quinto/sexto mês de gestação pode se introduzir óleos essenciais para auxiliar o efeito da drenagem linfática. Como por exemplo óleo essencial de grapefruit (que pode ser útil contra celulites) e o óleo essencial de gerânio (que estimula o sistema linfático e evita retenções de líquidos e os inchaços nos tornozelos). Mas lembrando que nem todos os óleos essenciais podem ser usados em gestantes, pois alguns são considerados tóxicos para a gestante e para o bebê!


🚫Lembrando também que existe contra-indicações para drenagem, tais como: hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Então antes de qualquer coisa é preciso ter o aval do seu obstetra.


👩🏻‍⚕️Ft. Patrícia Y. S. Sumi

Crefito/3- 51900-F

Fisioterapeuta especializada em Fisiologia do Exercício, Dermato-Funcional, Acupuntura e Pilates.

0 views0 comments
bottom of page