top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

O que é Constipação Intestinal?

Um dos encaminhamentos mais comuns ao Gastropediatra é relacionado ao hábito intestinal e, na maioria das vezes, a queixa principal é a dificuldade para evacuar, a chamada constipação intestinal.


Durante a quarentena, praticamente todas as crianças tiveram sua rotina alterada, muitas desregularam a alimentação, pararam a prática de atividade física, aumentaram o tempo de tela e a constipação veio como consequência.


A principal causa da constipação é funcional, ou seja, não existe algo orgânico associado e sim fatores moldáveis, como alimentação, atividade física, comportamento e rotina.


Sabe-se que a alimentação é o maior fator contribuinte para a modulação do ritmo intestinal, e que o consumo de fibras, hortaliças, leguminosas e frutas está diretamente relacionado ao bom funcionamento do intestino. Assim como o consumo de água, que torna as fezes mais hidratadas e macias, deixando a evacuação mais fácil e sem dor. Já a atividade física diária estimula os movimentos peristálticos e garante o ritmo intestinal regulado.


O comportamento retentivo (“prender o cocô”) pode ser um obstáculo a ser enfrentado, principalmente porque a criança faz da evacuação sua rival, porem com a modulação da dieta e o hábito de treinar a criança a evacuar todos os dias, principalmente após as refeições, criando uma rotina, podem ajudar na resolução do problema.


Lembrando que as evacuações devem ser um hábito e não uma obrigação, e caso a mesma persista ou se torne um problema, não deixe de procurar o especialista.


☎️ Agende já sua consulta com nossa Gastrologista Infantil na Lioi&Comodo Pediatria!!!!


Dra Vilma Coan CRM 174.634,

( Médica formada pela PUC-SP, Pediatra e Gastroenterologista Infantil formada pela Santa Casa de São Paulo)

1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page