top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

Hérnia Umbilical

▶️ A hérnia umbilical é um defeito da musculatura na região do umbigo em forma de anel que permite a passagem de órgãos abdominais, geralmente o intestino. É muito comum em bebês, cerca 10 a 15% e maior ainda entre os prematuros.


▶️ A depender do tamanho do defeito e a idade da criança, pode ser feito apenas acompanhamento com o cirurgião pediátrico. Hérnias pequenas tendem a se fechar até os 2 anos de idade. A demais, hérnias grandes ou em crianças acima de 2 anos, tem indicação de tratamento cirúrgico programado.


🚨 Torna-se uma urgência cirúrgica quando se apresenta encarcerada ou estrangulada.

Caso os pais notem o abaulamento umbilical que não melhora quando a criança está relaxada, irritabilidade e choro, por vezes até vômitos e dor ao toque, podemos estar de frente a uma hérnia umbilical encarcerada. Nessa situação deve-se procurar auxílio médico imediato, em especial o cirurgião pediátrico, que possui habilidade para reduzir o conteúdo da hérnia e programar o tratamento cirúrgico.


▶️ Caso não seja possível reduzir o conteúdo da hérnia ou se houver sinais de que o suprimento sanguíneo esteja comprometido, temos o que chamamos de hérnia umbilical estrangulada. Nesse estágio nota-se que além dos sinais da hérnia encarcerada também há presença de vermelhidão ou coloração arroxeada no local. Trata-se de uma urgência cirúrgica.


▶️ A correção da hérnia é chamada de herniorrafia umbilical, o tratamento consiste na redução do conteúdo da hérnia de volta para a cavidade abdominal, a correção do defeito da parede abdominal e refixação da cicatriz umbilical para um resultado estético satisfatório. Em crianças não é necessário uso de tela cirúrgica, como nos adultos, exceto em raras exceções.


▶️ A herniorrafia umbilical é realizada no regime de Day Hospital, ou seja, a criança interna no dia da cirurgia e recebe alta no mesmo dia.

Os cuidados pré e pós-operatórios devem ser seguidos conforme orientação do cirurgião.


Informe-se antes do procedimento e tire suas dúvidas!!!

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page