top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

Frênulo Lingual

Anquiloglossia é o nome dado ao freio de língua curto. Essa condição dificulta ou impede que a ponta da língua toque o palato (“céu da boca”). A depender do grau de restrição dos movimentos da língua pode contribuir para problemas na amamentação / alimentação, na fala e até mesmo na respiração.


Os primeiros sintomas do freio lingual curto podem ser notados durante os primeiros dias da amamentação como dificuldade na pega do seio materno, podendo as vezes causar lesões na mama, perda de peso, aumento do tempo de mamada e esgotamento do bebê.


Em crianças maiores pode comprometer a alimentação com dificuldade para sucção, mastigação e deglutição, mas também a fala, impedindo que a criança pronuncie corretamente algumas sílabas.


O tratamento cirúrgico tem como objetivo liberar a língua para que tenha a movimentação adequada, porém no pós-operatório o acompanhamento com o profissional de fonoaudiologia é fundamental para que a criança realize o treinamento e aprenda a posicionar a língua adequadamente durante a alimentação e a fala.


Se o seu bebê possui frênulo lingual curto faça o seguimento adequado com o profissional de fonoaudiologia e seja adequadamente avaliado pelo cirurgião infantil.


Dra. Thaís Nebo Rossi - Equipe Lioi&Comodo

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page