• Writer's pictureHenrique Elias

Enurese Noturna

▶️ Enurese noturna, ou popularmente " fazer xixi na cama" deve ser apenas considerada em crianças acima dos cinco anos de idade

▶️ Atinge cerca de 10% das crianças de 6 a 7 anos de idade em todo o mundo (dois meninos para cada menina) e apresenta uma taxa de melhora espontânea anual em torno de 15%.

▶️Importante lembrar que quando os pais apresentam enurese a chance do filho apresentar tal condição varia de 40 a 80%.

▶️Basicamente dois tipos de enurese podem ocorrer numa criança:

a) ENURESE PRIMÁRIA- ocorre quando a criança nunca teve controle urinário noturno.

b) ENURESE SECUNDÁRIA- ocorre quando a criança chegou a controlar a urina à noite mas por eventuais acontecimentos sociais ou familiares ( divórcio dos pais, nascimento de irmãos, mudança de escola, mudança de cidade, por exemplo) a criança volta a urinar na cama.

▶️ Quais os perigos da enurese?

O principal papel do urologista no tratamento da enurese é afastar causas mais graves de acometimento neurológico ou da bexiga para impedir futuras deteriorações do trato urinário.

▶️ Quais as causas da enurese?

A enurese chamada de monossintomática ( aquela em que não existem doenças neurológicas associadas nem alterações de exames) tem como causa um retardo na maturidade do sistema nervoso, responsável pelo controle esfincteriano.

▶️ Quais os tratamentos?

O inicio do tratamento consiste em desmistificar a culpa da enurese.

Explicar para a família e para a criança que a perda de urina é involuntária e que atitudes punitivas não colaboram no tratamento.

Concomitante , temos os tratamentos com mudanças no hábito de vida da criança, despertadores noturnos (dispositivo eletrônico que identifica a umidade próxima aos genitais e imediatamente acorda a criança, impedindo a micção total e diminuindo a quantidade de urina da cama) e medicações inibidoras das produção de urina.

Dr. Felipe Quadros, Urologista Adulto e Infantil

Equipe Lioi&Comodo Pediatria