top of page
Buscar
  • lioiecomodomkt

🚨Descongestionante nasal: Alívio ou perigo?🚨

👃Os descongestionantes nasais são comuns e famosos por trazerem alívio rápido e imediato na obstrução nasal! São também vendidos sem receita e por essa razão parecem simples e inofensivos!!!


👃Ao serem utilizados trazem alívio rápido à obstrução nasal pois reduzem o inchaço e o fluxo sanguíneo da mucosa nasal. No entanto, o uso crônico e frequente leva à necessidade de quantidades cada vez maiores para o alívio do sintoma e aí que mora o perigo!!!


👃A maioria dos descongestionantes contém nafazolina, oximetazolina ou fenoxazolina que estão envolvidos no vício e nos riscos a saúde tais como arritmias, taquicardia, aumento da pressão arterial, alteração do sono e piora importante da rinite alérgica, transformando em uma rinite atrófica (rinite por lesão de mucosa) e podendo causar ferimentos graves em mucosa e septo nasais!


🚨 Os descongestionantes nasais são contra-indicados para crianças devido ao risco de INTOXICAÇÃO! Seja por ingestão acidental do produto, seja por superdosagem.


🤢 Sintomas de intoxicação: náusea, vômitos, dores de cabeça, hiper ou hipotensão, hipotermia, suor abundante, sonolência e COMA!


👨🏻‍⚕️ A melhor opção é buscar a ajuda de um especialista para um tratamento adequado e evitar a auto-medicação!!! É importante resolver a causa e fazer um tratamento a longo prazo! 🤗Um abraço💙


Dr. Victor Lioi

CRM- SP 142114

Pediatra, Alergista e Imunologista

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page