Descamação Fisiológica do Recém Nascido
- Henrique Elias
- Nov 29, 2020
- 1 min read
Hoje vamos falar sobre a descamação fisiológica que pode acontecer no recém nascido e que gera muita dúvida nas mamães.
🌈 A descamação geralmente se inicia na primeira semana de vida após o nascimento, e se completa por volta da terceira semana.
🌈 Costuma ser fina e discreta, porém ocasionalmente pode ser mais intensa.
🌈 Ainda não se sabe ao certo, mas essa descamação pode ser secundária a remoção do vernix caseoso (você sabe o que é?🧐), com consequente diminuição de fator umectante natural. Traduzindo 😂: o vernix caseoso tem a função de reter a água na camada mais superficial da pele, portanto quando retirado, a pele perderia mais água, ficaria menos hidratada e com tendência a descamação.
🌈 O que notamos com muita frequência, é que quanto mais “velhinho” o bebê, ou seja, quanto mais tempo ele ficou na barriga, a descamação tende a ser mais intensa.
🌈 Não existe um tratamento específico e a evolução costuma ser muito favorável, desaparecendo por volta da terceira semana de vida. A hidratação diária com um hidratante formulado especialmente para bebês, indicado pelo seu pediatra, pode ajudar.
🌈 Devemos prestar atenção e ligar o sinal de alerta quando o bebê já nasce com a descamação da pele, quando está associada a vermelhidão intensa ou algum outro sintoma. Nesses casos é importante a avaliação do pediatra e do dermatologista, pois esses sinais podem ser indícios de outras doenças.
Dra. Jéssica Della Líbera - Equipe Lioi&Comodo Pediatria
Comments