top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

Crosta Láctea

🌈 O que é? Apesar desse nome, não tem relação nenhuma com o leite. É uma erupção eritematosa (avermelhada), recoberta por escamas oleosas ( amarelo-acinzentadas), também conhecida como dermatite seborreica.


🌈 As causas ainda não são bem definidas, mas aparentemente ocorrem por passagem dos hormônios da gravidez da mãe para o bebê, acentuando a produção de óleo nas glândulas sebáceas, retendo as células mortas da pele. Pode estar associada, em alguns casos, com fungos. Não é contagiosa e não está relacionada a falta de higiene.


🌈 Aparece mais frequentemente nos primeiros quinze dias de vida, e pode persistir até o oitavo mês.


🌈 É mais comum no couro cabeludo, mas podem aparecer áreas avermelhadas nas sobrancelhas, atras das orelhas, axilas e áreas de fralda.


🌈 Normalmente tem uma ótima evolução, e podem ser removidas com uma escova de cerdas bem macias, sem esfregar ou retirar a força. Aplicar um óleo vegetal 30 minutos antes do banho, com massagem suave no local, pode facilitar a remoção. Existem também cremes e shampoos específicos para essa condição.


🌈 Devemos ficar alerta quando as lesões começam a se espalhar muito pelo corpinho, se ficarem muito avermelhadas ou com saída de secreção (sinais de infecção secundária por micro-organismos da própria pele), e nesses casos o pediatra em conjunto com o dermatologista irá orientar o tratamento.


O seu bebê teve crosta láctea? Conte pra gente sua experiência. ❤️


Dra. Jessica Della Libera.

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page