• Writer's pictureHenrique Elias

Asma - Como manter seu filho longe do Pronto-Socorro

Doenças de outono e inverno: como manter seu filho longe do pronto-socorro

A boa notícia é que, mesmo antes que os primeiros sintomas se manifestarem, é possível observar alguns sinais que indicam uma predisposição. Se a criança começa a manifestar sinais precoces de alergia, como crostas na cabeça e atrás das orelhas, pele seca e rinite, além de já ter um histórico familiar, há grandes chances de desenvolver a doença.

É preciso ficar atento aos sinais

Os sintomas clássicos da doença são tosse e chiado no peito. Alguns jovens também descrevem sentir uma espécie de aperto no peito. Mas a asma dá ainda outros sinais, como o despertar noturno. Há crianças que não têm sintomas durante o dia, mas acordam com tosse ou falta de ar – um sintoma muitas vezes ignorado pelos médicos. Existem também a asma induzida por exercício – ao correr, se movimentar ou mesmo dar risada, a criança tosse, fica sem ar. Isso também pode ser um sintoma. Um dos critérios para diagnosticar a doença é avaliar se a criança tem alguma limitação quando se exercita.

Existe controle, não cura

Com seis meses de tratamento é possível ter o controle da doença. O uso de corticoides é de praxe para sanar a inflamação e, com isso, as chances de a criança ter uma crise vão diminuindo. Assim, a medicação pode ser gradativamente retirada. O grande problema é que muitas crianças chegam ao hospital para tratar a crise de forma pontual, sem manter uma continuidade que garanta que o problema não se manifeste novamente.

Toda atenção aos desencadeadores

Embora não haja uma cura, é importante controlar os fatores que podem desencadear as criases. Assim como é importante evitar o contato com alérgenos como ácaros, bolor e animais, manter o ambiente doméstico limpo e bem arejado é extremamente importante. Além disso, manter a vacinação em dia contra agentes que causam problemas respiratórios, como o vírus da gripe, também é importante, não apenas para evitar a asma, mas também várias outras doenças.O tempo seco, que resseca as mucosas, também pode prejudicar as vias respiratórias e agravar o problema.

0 views0 comments