top of page
Search
  • Writer's pictureHenrique Elias

Ansiedade de Separação

A “ansiedade ou angústia da separação”, também conhecida como crise dos 8 meses, é uma fase do desenvolvimento do bebê que exige muita paciência e calma para superar da melhora maneira.


🌈 O que é? É um quando a criança começa se sentir ansiosa ou angustiada na ausência da mãe. O bebê não quer o colo de mais ninguém, desconfia de estranhos e até mesmo de pessoas que já costumava se relacionar. Acontece com mais frequência no oitavo mês, mas pode se iniciar antes.


🌈 Porque acontece? O bebê já sabe que ele é a mãe são pessoas diferentes, e quando a mãe se ausenta, o bebê ainda não é capaz de entender que ela vai voltar ( o que não está no campo de visão do bebê, não existe para ele). É uma fase que faz parte do desenvolvimento normal, um passo importante no desenvolvimento da autonomia. Não é obrigatória, algumas crianças parecem nem notar e é menos comum nos bebês que estão acostumados a frequentar escolinha.


🌈 O que fazer? Devemos a acolher os sentimentos do bebê, e explicar que você o ama e está ali para ajudar, porém que as vezes precisará se ausentar. Quando se ausentar sempre se despeça do bebê e diga de forma clara que você voltará. Mentir e sair escondido só aumentam a insegurança. Brincadeiras de esconder ajudam a criança entender que as coisas vão e voltam.


É uma fase temporária, ao longo do tempo (semanas ou meses) o bebê vai desenvolver sua identidade e vai compreender que você voltará, as ausências vão se tornando bem mais tranquilas 💙


Dra. Jésscia Della Líbera - Equipe Pediatria Lioi&Comodo

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page