NEUROPSICOPEDAGOGA INFANTIL

Gisele Martins

"Atender de forma integrativa e holística, considerando o físico, o emocional e o cognitivo da criança."

COMO POSSO TE AJUDAR:

O neuropsicopedagogo tem como meta solucionar dificuldades e transtornos de aprendizagem.

A neuropsicopedagogia relaciona o cérebro com a aprendizagem proporcionando a evolução da pedagogia e do ser humano em sua performance cognitiva.

Como Funciona?

A terapia neuropsicopedagógica é dividida em três partes: Anamnese, Avaliação com devolutiva aos pais e à escola e Intervenção.

Avaliação:

Dura em torno de 8 sessões. Neste período, o sujeito é analisado biopsicosocialmente e são realizadas avaliações diagnósticas padronizadas para entender como o cérebro da criança aprende por intermédio dos escores obtidos, além da observação clínica de todos os aspectos da criança.

Durante a avaliação, teremos respostas concretas aos aspectos que prejudicam a performance escolar da criança, como:

  • Falta de atenção;

  • Vínculos distorcidos que a criança tem com a escola, com o professor, com os colegas, com a família e com ele mesmo;

  • Diferenças entre a idade cronológica e a idade cognitiva;

  • Problemas relacionados à memória;

  • Inabilidade para fazer planejamentos;

  • Falta de autocontrole;

  • Dificuldades de linguagem, leitura, escrita e compreensão;

  • Falta de consciência gramatical.

Após análise dos resultados, levantamos as hipóteses diagnósticas, fazemos os encaminhamentos necessários e teremos uma reunião com os pais e com a escola para orientação e devolutiva.

Intervenção:

Traçaremos metas mensais para solucionar ou amenizar os aspectos levantados na avaliação. A duração varia conforme cada caso.

  • Hiperatividade;

  • Hipoatividade;

  • Falta de coordenação;

  • Dispersão;

  • Baixo nível de concentração;

  • Problemas na alfabetização;

  • Disgrafia;

  • Dislexia;

  • Disortografia;

  • TEA;

  • TDAH;

  • Transtornos do neurodesenvolvimento em geral;

  • Irregularidades na escrita;

  • Percepção inadequada das formas geométricas;

  • Dificuldade na fixação de conteúdos;

  • Inversão de letras;

  • Inibição participativa;

  • Pouca habilidade social.

Áreas de Atuação:

Minha Missão:

  • Minimizar as dificuldades escolares e reconhecer as potencialidades do indivíduo.

  • Aprimorar os aspectos procedimentais e atitudinais do aprendente, para obter resultados efetivos nos aspectos escolares conceituais.

  • Dinamizar atividades escolares com métodos educativos diferentes.

  • Desenvolver técnicas remediativas e tratar os transtornos de aprendizagem já instalados.

  • Enriquecer processos em sala de aula, trabalhando junto ao professor, fazendo ajustes da metodologia, do planejamento e da avaliação.

  • Incentivar relacionamentos criando sinergia entre os envolvidos.

  • Atender de forma integrativa e holística, considerando o físico, o emocional e o cognitivo da criança.

Sobre Mim:

Formação acadêmica e cursos

  • Licenciatura plena em Pedagogia - 2007 – Universidade Bandeirante de São Paulo;

  • Licenciatura plena em Letras – Língua Portuguesa – 2017 – Universidade Paulista;

  • Pós-graduação em Neuropsicopedagogia – 2018 – Universidade Paulista;

  • Xadrez, neurociência e educação – 2020 – Universidade Federal do Paraná;

  • Linguagens Artísticas - Jogos teatrais e a aprendizagem – 2021 – Secretaria Municipal da Educação de São Paulo;

  • ABC – Alfabetização baseada na ciência – 2021 – Ministério da Educação;

  • Educação para imigrantes – 2021 - Aprofem;

  • Terapia ABA (em formação) – 2021 – Academia do Autismo;

  • Escrita de artigos educacionais para a revista Territórios – 2021.

Experiências

  • Professora polivalente para todas as séries do Ensino Fundamental I nos colégios COC e Fundação Bradesco;

  • Prática em docência em Língua Portuguesa em todas as séries do Ensino Fundamental II no colégio Objetivo;

  • Atendimento neuropsicopedagógico clínico personalizado em domicílio;

  • Educadora concursada na rede municipal de ensino de São Paulo.