COMO POSSO TE AJUDAR:
O neuropsicopedagogo tem como meta solucionar dificuldades e transtornos de aprendizagem.
A neuropsicopedagogia relaciona o cérebro com a aprendizagem proporcionando a evolução da pedagogia e do ser humano em sua performance cognitiva.
Como Funciona?
A terapia neuropsicopedagógica é dividida em três partes: Anamnese, Avaliação com devolutiva aos pais e à escola e Intervenção.
Avaliação:
Dura em torno de 8 sessões. Neste período, o sujeito é analisado biopsicosocialmente e são realizadas avaliações diagnósticas padronizadas para entender como o cérebro da criança aprende por intermédio dos escores obtidos, além da observação clínica de todos os aspectos da criança.
Durante a avaliação, teremos respostas concretas aos aspectos que prejudicam a performance escolar da criança, como:
-
Falta de atenção;
-
Vínculos distorcidos que a criança tem com a escola, com o professor, com os colegas, com a família e com ele mesmo;
-
Diferenças entre a idade cronológica e a idade cognitiva;
-
Problemas relacionados à memória;
-
Inabilidade para fazer planejamentos;
-
Falta de autocontrole;
-
Dificuldades de linguagem, leitura, escrita e compreensão;
-
Falta de consciência gramatical.
Após análise dos resultados, levantamos as hipóteses diagnósticas, fazemos os encaminhamentos necessários e teremos uma reunião com os pais e com a escola para orientação e devolutiva.
Intervenção:
Traçaremos metas mensais para solucionar ou amenizar os aspectos levantados na avaliação. A duração varia conforme cada caso.
-
Hiperatividade;
-
Hipoatividade;
-
Falta de coordenação;
-
Dispersão;
-
Baixo nível de concentração;
-
Problemas na alfabetização;
-
Disgrafia;
-
Dislexia;
-
Disortografia;
-
TEA;
-
TDAH;
-
Transtornos do neurodesenvolvimento em geral;
-
Irregularidades na escrita;
-
Percepção inadequada das formas geométricas;
-
Dificuldade na fixação de conteúdos;
-
Inversão de letras;
-
Inibição participativa;
-
Pouca habilidade social.
Áreas de Atuação:
Minha Missão:
-
Minimizar as dificuldades escolares e reconhecer as potencialidades do indivíduo.
-
Aprimorar os aspectos procedimentais e atitudinais do aprendente, para obter resultados efetivos nos aspectos escolares conceituais.
-
Dinamizar atividades escolares com métodos educativos diferentes.
-
Desenvolver técnicas remediativas e tratar os transtornos de aprendizagem já instalados.
-
Enriquecer processos em sala de aula, trabalhando junto ao professor, fazendo ajustes da metodologia, do planejamento e da avaliação.
-
Incentivar relacionamentos criando sinergia entre os envolvidos.
-
Atender de forma integrativa e holística, considerando o físico, o emocional e o cognitivo da criança.
Sobre Mim:
Formação acadêmica e cursos
-
Licenciatura plena em Pedagogia - 2007 – Universidade Bandeirante de São Paulo;
-
Licenciatura plena em Letras – Língua Portuguesa – 2017 – Universidade Paulista;
-
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia – 2018 – Universidade Paulista;
-
Xadrez, neurociência e educação – 2020 – Universidade Federal do Paraná;
-
Linguagens Artísticas - Jogos teatrais e a aprendizagem – 2021 – Secretaria Municipal da Educação de São Paulo;
-
ABC – Alfabetização baseada na ciência – 2021 – Ministério da Educação;
-
Educação para imigrantes – 2021 - Aprofem;
-
Terapia ABA (em formação) – 2021 – Academia do Autismo;
-
Escrita de artigos educacionais para a revista Territórios – 2021.
Experiências
-
Professora polivalente para todas as séries do Ensino Fundamental I nos colégios COC e Fundação Bradesco;
-
Prática em docência em Língua Portuguesa em todas as séries do Ensino Fundamental II no colégio Objetivo;
-
Atendimento neuropsicopedagógico clínico personalizado em domicílio;
-
Educadora concursada na rede municipal de ensino de São Paulo.